Representações de formadores sobre a avaliação das aprendizagens em educação de adultos

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal
  • Sandra Maria do Vale Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Valpaços, Portugal;

Palavras-chave:

Educação de Adultos, Avaliação da Aprendizagem, Representações, Formadores

Resumo

O artigo visa a apresentar uma análise sobre as representações de formadores do sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências – RVCC – acerca da avaliação das aprendizagens dos adultos que se encontram em formação. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa, concretizada pelo estudo documental e pela entrevista semiestruturada de quatro formadores desse sistema. Os resultados obtidos permitiram concluir que os formadores associaram uma maior objetividade à avaliação sumativa, apontando como foco de debilidade do sistema de RVCC a subjetividade na interpretação dos referenciais de competências-chave e a indução de competências por meio da análise de textos reflexivos de caráter autobiográfico, que devem fazer parte do portefólio reflexivo de aprendizagem. Eles defendem uma maior responsabilização do formador pelas validações efetuadas.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Professor auxiliar do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

Sandra Maria do Vale, Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Valpaços, Portugal;

Professora do Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas de Valpaços, Valpaços, Portugal;

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Ferreira, C. A., & Vale, S. M. do. (2015). Representações de formadores sobre a avaliação das aprendizagens em educação de adultos. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 528–545. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3210

Edição

Seção

Artigos