Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista

Autores

  • Juvenal Zanchetta Jr. Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Textbooks, Texts, Text Genres

Resumo

O artigo aborda os textos de trabalho incluídos nos cadernos didáticos para a disciplina de Língua Portuguesa, no projeto São Paulo Faz Escola – SPFE –, iniciado em 2008 e transformado em proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – SEE-SP. Comparam-se os usos de textos verbais e não verbais na proposta paulista e na série Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Editora Saraiva), coleção didática ajustada ao Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. O principal instrumento para análise é o conceito de gênero textual, de acordo com definição amparada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pela própria SEE-SP. Entre as constatações gerais, destaca-se a secundarização da noção de gênero por parte do SPFE, em razão do uso recorrente de textos desprovidos de história social consolidada e da pasteurização dos conteúdos presentes nessa obra.

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Biografia do Autor

Juvenal Zanchetta Jr., Universidade Estadual Paulista - UNESP, Marília, São Paulo, Brasil

Professor livre-docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp –, Assis, São Paulo, Brasil; professor ligado ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –  Unesp –, Marília, São Paulo, Brasil

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Zanchetta Jr., J. (2015). Textos e gêneros no currículo de português da Escola Estadual Paulista. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 566–587. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3057

Edição

Seção

Artigos