Formação docente e educação inclusiva

Autores

  • Luiz Antonio Gomes Senna Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Fracasso Escolar, Formação de Professores, Educação Inclusiva, Ensino

Resumo

Em que pesem os esforços recentes pela superação de estados de exclusão escolar, o mito do fracasso escolar persiste, impondo-se como mecanismo de banimento social e de perpetuação da condição de marginalidade em que vive grande parte da população brasileira, fato que compromete severamente a consecução do projeto nacional por uma educação inclusiva e emancipadora. Este texto analisa a natureza social do conceito de fracasso escolar, tomando-o como uma forma de banimento, cuja presença na escola é reforçada pela ausência de estudos teóricos sobre as bases do ensino em contextos de educação que acolham sujeitos marginais à cultura moderna. Neste sentido, discute-se o lugar de conhecimentos específicos na formação de professores e a necessidade de se resgatar o ensino como especialidade acadêmica, com base em uma abordagem que nos faça avançar e superar a concepção tecnicista que preponderou na educação formal à época da sociedade industrial.

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Biografia do Autor

Luiz Antonio Gomes Senna, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

Senna, L. A. G. (2008). Formação docente e educação inclusiva. Cadernos De Pesquisa, 38(133), 195–219. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/299

Edição

Seção

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