Teoria econômica e problemas com remuneração de professores por resultados

Autores

  • Maraysa Ribeiro Alexandre Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Ricardo Sequeira Pedroso de Lima Universidade de Estocolmo, Estocolmo, Suécia
  • Fábio Domingues Waltenberg Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia; pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Programas de Responsabilização de Professores, Remuneração de Professores, Modelo Principal-agente, Economia da Educação

Resumo

Tem se disseminado no Brasil o atrelamento da remuneração de professores ao desempenho de alunos em testes padronizados, políticas que não encontram fundamento teórico no campo da educação, mas sim na literatura econômico-administrativa, especialmente no chamado “modelo principal-agente”. Se por alguns são vistas como peça-chave da melhoria da educação, costumam sofrer forte oposição, sobretudo de não economistas. A avaliação de experiências concretas não resolve a questão, pois tem revelado efeitos positivos, nulos e negativos. A contribuição deste artigo consiste no escrutínio do marco teórico em que se assentam as políticas de responsabilização de professores, a fim de se testar a hipótese de que os resultados inconclusivos encontrariam explicação na própria literatura econômica. Complementarmente, investiga-se se a teoria lança luz sobre razões para a forte rejeição a tais programas em certos círculos. Responde-se afirmativamente a ambas as questões.

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Biografia do Autor

Maraysa Ribeiro Alexandre, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Analista executiva da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro; mestre em economia pela Universidade Federal Fluminense – UFF

maraysaribeiro@gmail.com

Ricardo Sequeira Pedroso de Lima, Universidade de Estocolmo, Estocolmo, Suécia

Mestrando em economia na Universidade de Estocolmo (Suécia); bacharel em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF)

rise0313@student.su.se

Fábio Domingues Waltenberg, Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia; pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Professor adjunto do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia; pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (CEDE), da Universidade Federal Fluminense (UFF)

waltenberg@economia.uff.br

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Publicado

31-03-2014

Como Citar

Alexandre, M. R., Lima, R. S. P. de, & Waltenberg, F. D. (2014). Teoria econômica e problemas com remuneração de professores por resultados. Cadernos De Pesquisa, 44(151), 36–61. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2700

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