Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental

Autores

  • José Francisco Soares
  • Maria Teresa Gonzaga Alves

Palavras-chave:

Sistemas de Ensino, Escola Pública, Ensino Fundamental, Efeitos Educacionais

Resumo

Este estudo, em linha com a literatura sobre os efeitos das escolas, tem como principal objetivo identificar escolas públicas e municípios que contribuem para elevar significativamente os resultados de seus alunos. Para isso, comparamos os efeitos das escolas e dos municípios avaliados com outros indicadores de qualidade educacional, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb - e os gastos municipais por aluno, e também a eficiência das redes de ensino públicas dentro dos municípios. Utilizamos as bases de dados da Prova Brasil de 2005, 2007, 2009 e 2011, e estimamos modelos de regressão hierárquicos, que possibilitam um melhor controle sobre os fatores contextuais que influenciam os resultados dos alunos. A conclusão é que os efeitos das escolas e dos municípios são melhores indicadores da qualidade educacional do que o Ideb. Identificamos inúmeras escolas e municípios que, consideradas as características sociodemográficas dos alunos e do contexto escolar, têm efeitos muito acima do esperado e com eficiência de gastos.

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Biografia do Autor

José Francisco Soares

Maria Teresa Gonzaga Alves

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Publicado

31-08-2013

Como Citar

Soares, J. F., & Alves, M. T. G. (2013). Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 492–517. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2662

Edição

Seção

Outros Temas