Territórios da casa, matemática e relações de gênero na EJA

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Faculdade de Educação da UFMG

Palavras-chave:

Gênero, Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Neste artigo analisamos, em práticas de cuidado, controle e organização da casa, os modos pelos quais relações de gênero conformam práticas matemáticas. O material empírico foi produzido em uma associação de catadores de materiais recicláveis e se compõe de gravação de aulas e oficinas pedagógicas, registros de episódios e entrevistas. O referencial teórico e metodológico dialoga com estudos de gênero, investigações de práticas de numeramento e estudos de Michel Foucault relativos ao discurso. A atenção que legamos às práticas matemáticas neste estudo é motivada pela fertilidade das situações que as envolvem nas atividades domésticas e no contexto escolar, naturalizando e institucionalizando, sob a égide de uma racionalidade de matriz cartesiana, diferenciações e desigualdades de gênero.

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Publicado

30-04-2013

Como Citar

Souza, M. C. R. F. de, & Fonseca, M. da C. F. R. (2013). Territórios da casa, matemática e relações de gênero na EJA. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 256–279. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/259

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