Práticas educacionais distintas: a psicologia no ensino médio paulista

Autores

  • Luciana Dadico Instituto de Psicologia - USP

Palavras-chave:

Psicologia, Ensino, Currículo, Ensino Médio

Resumo

Este artigo visa discutir, à luz da aprovação do Parecer n. 38/06 do Conselho Nacional de Educação que torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no ensino médio, a pertinência do ensino de Psicologia, em particular no Estado de São Paulo, onde esta disciplina vem progressivamente perdendo espaço. Subsidia o debate, pesquisa de caráter etnográfico, composta por dois estudos de caso realizados em estabelecimentos de ensino, um público e um privado, do município de São Paulo, onde foram acompanhadas aulas de Psicologia mediante observação e analisadas questões relativas ao ensino dessa disciplina. Aspectos característicos de cada escola levaram a refletir sobre as disparidades do sistema educacional paulista, conduzindo à discussão sobre o ensino de Psicologia e sua contribuição, como ciência, nesse cenário.

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Biografia do Autor

Luciana Dadico, Instituto de Psicologia - USP

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Publicado

20-08-2009

Como Citar

Dadico, L. (2009). Práticas educacionais distintas: a psicologia no ensino médio paulista. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 421–440. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/231

Edição

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