Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental

Autores

  • Fernanda Martins França Pinheiro Universidade Federal de São Carlos
  • Lúcia Cavalcanti de Albuquerq Williams Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Relações Familiares, Escolas, Bullying

Resumo

Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar a associação entre intimidação entre pares e violência intrafamiliar. Participaram do estudo 239 estudantes, com idades entre 11 e 15 anos, sendo que 34,7% eram meninos e 65,3%, meninas. Construiu-se um questionário baseado em outros instrumentos que continha: questões sobre variáveis sociodemográficas; itens que investigavam a exposição dos estudantes à violência interparental e questões que mediam a violência física e psicológica cometida por mães e pais contra os participantes. O envolvimento em bullying foi avaliado por meio de 26 itens, desenvolvidos especialmente para os propósitos do estudo, baseados em uma versão modificada do questionário de Olweus. Foram encontradas associações entre violência doméstica e bullying, com peculiaridades de acordo com o sexo dos participantes. Estar exposto à violência interparental esteve associado com ser alvo/autor de bullying na escola, especialmente para as meninas, mas não com ser vítima de intimidação. A violência parental direta, por sua vez, aumentou a probabilidade de os meninos relatarem envolvimento em bullying como vítima e também a chance de ser vítima-agressora. Entre as meninas, sofrer violência por parte dos pais mostrou-se um fator associado somente com atuar em intimidação como alvo/autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Martins França Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos

Lúcia Cavalcanti de Albuquerq Williams, Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

Pinheiro, F. M. F., & Williams, L. C. de A. (2009). Violência intrafamiliar e intimidação entre colegas no ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 39(138), 995–1018. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/223

Edição

Seção

Outros Temas