Práticas institucionais e inclusão escolar

Autores

  • Maria Eugênia Nabuco Centro de Atendimento Psicológico para Crianças e Adolescentes de Claye-Souilly e do Setor de Psiquiatria de Seine-et-Marne – França

Palavras-chave:

Educação Especial, Psicologia do Comportamento, Psicanálise, Educação Inclusiva

Resumo

No Brasil a concepção de Educação Inclusiva é fortemente marcada pela noção de Educação Especial e pela categorização do comportamento dos alunos. O documento sobre a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, entregue ao Ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008, acentua as noções de transtorno global ou funcional, de deficiência e de déficit que acompanha este tipo de categorização. Vemos se desenhar nesse documento uma "psicopatologia da inclusão". Pela formulação de dois enunciados : "política é educação" e "educação é política", uma análise das contradições das políticas educativas e suas institucionalizações é apresentada a partir de um referencial teórico da psicanálise de orientação lacaniana.

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Biografia do Autor

Maria Eugênia Nabuco, Centro de Atendimento Psicológico para Crianças e Adolescentes de Claye-Souilly e do Setor de Psiquiatria de Seine-et-Marne – França

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Publicado

30-04-2010

Como Citar

Nabuco, M. E. (2010). Práticas institucionais e inclusão escolar. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 63–74. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/185

Edição

Seção

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