Os cursos programados individualizados (CPIs): recurso ou solução?
Palavras-chave:
Inovação pedagógica, Sistema de educaçãoResumo
Os cursos Programados Individualizados (CPIs) apresentam-se como uma das estratégias de ensino que procuram oferecer uma resposta aos problemas relativos à escassez de recursos materiais e humanos que caracterizam o sistema educacional brasileiro, particularmente nos níveis médio e superior. Este trabalho consiste numa descrição das características dos CPIs e numa análise crítica dos seus pressupostos teóricos e procedimentos adotados. Ao situar os CPIs dentro de uma perspectiva mais ampla, essa análise permite ao leitor um balanço das vantagens e limitações destes cursos. Foram feitas ainda algumas considerações relativas à sua aplicação no contexto educacional brasileiro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1974 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).