Avaliação de competência no desempenho do papel de orientador educacional
Palavras-chave:
Orientação profissional, Orientador pedagógico, Auto-avaliação, Competência profissionalResumo
Em 1972, 107 sujeitos (37 orientadores educacionais de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; 45 estudantes de orientação desses Estados e 25 orientadores educacionais de escolas particulares de 1º grau, localizadas na cidade de São Paulo e com algum aspecto de renovação pedagógica) foram submetidos a uma escala Q com 70 itens descritivos do papel de orientador educacional. A partir da análise fatorial de seus resultados foi possível: a) identificar duas funções básicas dentro do papel de orientador educacional: a de MONITOR e a de ASSESSOR, correspondendo, respectivamente, a formas de intervenção DIRETA e INDIRETA junto ao orientando; b) constatar que os grupos valorizaram mais a função de MONITOR, especialmente no que respeita à Orientação Vocacional; c) elaborar um Inventário de Auto-Avaliação Profissional do Orientador Educacional (IAAPoe), garantindo-lhe validade lógica em termos do processo ORIENTAÇÃO-APRENDIZAGEM.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1974 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).