Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico

Autores

  • Bernardete A. Gatti
  • Nara Maria Guazzelli Bernardes
  • Guiomar Namo de Mello
  • Evangelina Rovai

Palavras-chave:

Treinamento de professores, Orientador pedagógico

Resumo

O presente artigo descreve a avaliação do 7º curso de formação de assistentes pedagógicos realizado pela Seção de Treinamento de Pessoal da Secretaria de Educação do Município de São Paulo. Esta avaliação abrangeu: 1) o aspecto cognitivo, através da aplicação de uma prova objetiva, em pré e pós-teste, na 1ª etapa do treinamento, e de um teste referenciado em critério ao final da 2ª etapa; 2) o levantamento de opiniões e auto-avaliação através de escalas apropriadas; 3) aspectos da percepção da função, através da técnica Q. usando-se como instrumento a PF-AP (Gatti et al, 1972, 1974) e comparando dois momentos: um, ao final da 1ª etapa (momento "teórico") e outro, nove meses mais tarde (momento "prático"). Detectou-se um bom índice de ganho na área cognitiva, satisfação e adequação quanto a diversos aspectos do curso e com o desempenho pessoal, e uma mudança na percepção da função nos dois momentos testados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardete A. Gatti

Nara Maria Guazzelli Bernardes

Guiomar Namo de Mello

Evangelina Rovai

Downloads

Publicado

30-06-1975

Como Citar

Gatti, B. A., Bernardes, N. M. G., Mello, G. N. de, & Rovai, E. (1975). Avaliação de programa de treinamento para a função de assistente pedagógico. Cadernos De Pesquisa, (13), 41–67. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1835

Edição

Seção

Artigos