Análise de custo-benefício no planejamento educacional
Palavras-chave:
Planejamento da educação, Custo da educação, Análise de custoResumo
Reconhece-se agora, universalmente, a educação como uma forma de investimento em criaturas humanas, que produz benefícios de ordem econômica e contribui para a futura riqueza do país ao aumentar-lhe a capacidade produtiva do povo. Pode-se, portanto, justificar em parte as despesas com educação em termos de sua contribuição potencial para o crescimento econômico. Isso, porém, suscita muitas questões. Como a educação se compara com outras formas de investimento nacionais? Que contribui mais para o futuro crescimento econômico, o investimento em capital humano ou capital físico? Todas as formas de educação são igualmente produtivas? É a educação uma forma lucrativa de investimento para o indivíduo e também para a sociedade? Se é, os alunos ou suas famílias levam isso em consideração ao fazer suas escolhas educacionais e ocupacionais?Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1976 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).