Urbanização e acesso ao ensino superior

Autores

  • Lólio Lourenço de Oliveira

Palavras-chave:

Acesso ao ensino superior, Urbanização, Desempenho, Concurso vestibular, Condições socioeconômicas

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar em que medida o jovem que provém de um lugar de grau de urbanização mais alto tem maior chance de ser candidato a ingresso num curso superior e, uma vez candidato, de conseguir melhor desempenho nas provas a que se submete no vestibular. Trabalhou-se com uma amostra de candidatos, em 1975, ao exame vestibular unificado para a área biológica e com dados demográficos do Censo de 1970 e 1960 relativos aos municípios desse Estado. Considerou-se a influência de outras variáveis, como nível socioeconômico e carreira escolhida pelo candidato, e industrialização e distância à Capital do município de origem do candidato. Os resultados mostram que: quanto maior o grau de urbanização, maior a busca de ensino superior e, com menor intensidade, melhor o êxito nas provas do vestibular; que essa relação independe do nível de atendimento escolar em nível de 2º ciclo nos municípios; que a industrialização atua no mesmo sentido e concomitantemente à urbanização; que a super-urbanização e a super-industrialização (observadas tipicamente na zona metropolitana do Estado) atuam em sentido inverso. O autor sugere que esses resultados se explicam pela natureza urbana dos objetivos, instrumental e recursos humanos do sistema educacional.

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Biografia do Autor

Lólio Lourenço de Oliveira

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Publicado

30-06-1976

Como Citar

Oliveira, L. L. de. (1976). Urbanização e acesso ao ensino superior. Cadernos De Pesquisa, (17), 53–68. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1779

Edição

Seção

Pesquisa