Preparação ocupacional e salários de profissionais de nível médio na força de trabalho industrial de São Paulo
Palavras-chave:
Salário, Ocupação, Profissão, Ensino de 2º grau, Trabalho, IndústriaResumo
Este artigo faz uma revisão da preparação ocupacional de 11.910 profissionais das nove maiores famílias técnico-ocupacionais de nível médio. Esses profissionais fazem parte dos 6% de profissionais especializados, entre técnicos, administrativos e de apoio (N = 22.619) de uma amostra quasealeatória de indústrias de transformação em São Paulo (N =688). Todos eles completaram pelo menos cinco anos de escola e nenhum teve instrução universitária. Um modelo simples de determinantes de diferenciais de salários é aplicado em cada família de profissão, a fim de verificar como a preparação ocupacional, a importância funcional, a idade, o tempo de firma e o tempo no cargo afetam o salário-hora dos profissionais. A despeito da restrita variação da amostra do ponto de vista educacional e ocupacional, o modelo funciona razoavelmente bem, respondendo por 16 a 35% da variância de salários.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1977 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).