Influência de características do aluno na avaliação do seu desempenho

Autores

  • Carmen Barroso
  • Guiomar Namo de Mello
  • Ana Lúcia Goulart de Faria

Palavras-chave:

Diferenças sexuais, Avaliação da aprendizagem, Desempenho

Resumo

Entre as características do aluno que podem influir na avaliação do seu desempenho, interessa-nos particularmente o sexo. Isto porque investigações recentes a respeito de diferenças sexuais na escola (Rosemberg, 1975) e da participação e desempenho de moças e rapazes nos exames vestibulares ( Barroso e Mello, 1975), contestam que: A) Moças encaminham-se em sua maioria para carreiras tradicionalmente feminina B) De um modo geral os rapazes tendem a obter maior sucesso que as moças no vestibular, independente da carreira escolha; o desempenho das moças é inferior ao dos rapazes nas disciplinas de ciências exatas (física, química e biologia) e matemática, sendo igual ou superior nas disciplinas de maior conteúdo verbal, como português e inglês; C) No ensino médio (1º e 2º graus), as meninas tendem a obter notas mais altas que os meninos, são reprovados com menor freqüência e apresentam menores atrasos de escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Barroso

Guiomar Namo de Mello

Ana Lúcia Goulart de Faria

Downloads

Publicado

30-09-1978

Como Citar

Barroso, C., Mello, G. N. de, & Faria, A. L. G. de. (1978). Influência de características do aluno na avaliação do seu desempenho. Cadernos De Pesquisa, (26), 61–80. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1722

Edição

Seção

Pesquisa