Enriquecimento verbal em crianças marginalizadas

Autores

  • Euza Maria de Rezende Bonamigo
  • Nilva Carmen Postal Bristoti

Palavras-chave:

Crianças marginalizadas, Comunicação verbal, Análise qualitativa, Rendimento escola

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar os efeitos da estimulação verbal sobre o vocabulário e sobre o aproveitamento escolar de crianças marginalizadas. Serviram como sujeitos do experimento 18 crianças de 1ª série de um Grupo Escolar de bairro pobre de Porto Alegre, com idades entre 6 a 9 anos, de ambos os sexos. Foram formados dois grupos, ao acaso, sendo um GE e um GC. Os sujeitos foram submetidos a pré e pós-teste que constava da emissão livre de palavras durante 5 minutos e da descrição de uma gravura. O programa de treinamento foi aplicado coletivamente e incluía exercícios de discriminação, conversação livre, estórias apresentadas através de discos e slides, descrição de gravuras e estórias contadas pelas crianças. Havia liberação de reforço verbal positivo contingente às respostas adequadas. Foram realizadas 20 sessões de treinamento, num total de 10 horas de trabalho. Para comparar o número de palavras emitidas no pré e pós-teste usou-se o teste dos sinais, tendo-se verificado que, enquanto no GE não se encontraram diferenças significativas entre pré e pós-teste, no GC estas diferenças ocorreram, mas no sentido de piora. Em outras palavras, se o GE não evidenciou melhora, o GC, sem treinamento, regrediu. A comparação do pós-teste do GE versus GC foi feita através do teste U de Mann-Whiteney, tendo-se encontrado diferenças significativas entre os grupos, favorecendo o GE. Os dados relativos a aproveitamento escolar, repetência e evasão não foram suficientes para se estabelecerem conclusões quanto ao êxito do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Euza Maria de Rezende Bonamigo

Nilva Carmen Postal Bristoti

Downloads

Publicado

31-03-1978

Como Citar

Bonamigo, E. M. de R., & Bristoti, N. C. P. (1978). Enriquecimento verbal em crianças marginalizadas. Cadernos De Pesquisa, (24), 25–39. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1700

Edição

Seção

Pesquisa