A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças

Autores

  • T. Roserley Neubauer da Silva

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Escala de avaliação, Condições socioeconômicas

Resumo

Os objetivos deste trabalho foram adaptar uma escala para medir percepção de controle em crianças (IAR) e analisar, através dos resultados da aplicação da mesma, o comportamento do construto percepção de controle - tal como apresentado na teoria de aprendizagem social de Julian Rotter - em nosso contexto social. Para fins da aplicação da escala foram sorteadas 32 classes de 4ª série de 11 escolas públicas municipais de 1º grau da cidade de São Paulo totalizando 922 sujeitos, 469 do sexo masculino e 453 do sexo feminino, com idade variando entre 9 e 14 anos. Duas foram as hipóteses de trabalho: a) os resultados de uma aplicação inicial do instrumento deveriam apresentar correlações altas com os de uma aplicação posterior (alta fidedignidade); b) os resultados encontrados na escala IAR deveriam se correlacionar com as médias escolares dos sujeitos (validade preditiva). Os resultados obtidos indicaram que a escala está impregnada de desejabilidade social e viéses culturais o que invalida o uso da mesma, questiona os postulados da teoria e lança dúvida sobre o valor de outros instrumentos de medida baseados nesses postulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

T. Roserley Neubauer da Silva

Downloads

Publicado

29-02-1980

Como Citar

Silva, T. R. N. da. (1980). A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. Cadernos De Pesquisa, (32), 31–44. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1626

Edição

Seção

Artigos