O pré-escolar e as classes desfavorecidas

Autores

  • Zaia Brandão
  • Miriam Abramovay
  • Sonia Kramer

Palavras-chave:

Crianças, Fracasso escolar, Meio social, Condições socioeconômicas

Resumo

Miriam Abramovay: É alarmante o índice de fracasso escolar nas escolas primárias, sendo que existem diferentes concepções para explicá-lo. A primeira delas é de cunho psicológico, psicopatológico e biológico. A criança que fracassa é vista como desajustada, inapta, preguiçosa, lenta. Não é dotada, não tem disposição. Rotula-se a criança segundo problemas como dislexia, discalculia, disgrafia. Não se nega que determinadas crianças tenham dificuldades expressivas; critica-se é a passagem desta constatação e diagnóstico generalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zaia Brandão

Miriam Abramovay

Sonia Kramer

Downloads

Publicado

30-11-1981

Como Citar

Brandão, Z., Abramovay, M., & Kramer, S. (1981). O pré-escolar e as classes desfavorecidas. Cadernos De Pesquisa, (39), 43–45. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1619

Edição

Seção

Temas em Debate