Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna

Autores

  • Mariangela Momo Universidade Federal do Rio Grande do Norte − Natal
  • Marisa Vorraber Costa Universidade Luterana do Brasil – Canoas/RS

Palavras-chave:

Infância, Escolas Públicas, Pós-Modernismo

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisas realizadas sobre as conexões entre escola e cultura contemporânea. Nele procuramos mostrar, interpretar e problematizar modos de ser de crianças pobres que frequentam escolas públicas da periferia de uma capital brasileira. O estudo se inscreve em uma matriz de inteligibilidade que considera a infância como uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças, e vê a contemporaneidade marcada por condições imbricadas no que se conhece amplamente como cultura pós-moderna. Considera-se que esse estado da cultura, com implicações contundentes da mídia e do consumo, tem produzido tipos peculiares de sujeitos infantis, consoantes às configurações culturais do mundo contemporâneo, em que visibilidade, efemeridade, ambivalência, descartabilidade, superficialidade fazem parte da vida. São crianças que buscam infatigavelmente a fruição e o prazer; que procuram de modo incansável inscrever-se na cultura globalmente reconhecida. São crianças que se tornam o que são vivendo sob a condição pós-moderna.

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Biografia do Autor

Mariangela Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte − Natal

Marisa Vorraber Costa, Universidade Luterana do Brasil – Canoas/RS

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Publicado

31-12-2010

Como Citar

Momo, M., & Costa, M. V. (2010). Crianças escolares do século XXI: para se pensar uma infância pós-moderna. Cadernos De Pesquisa, 40(141), 965–991. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/157

Edição

Seção

Outros Temas