Os movimentos populares e a luta pela expansão do ensino público
Palavras-chave:
Movimentos sociais, Expansão do ensino, Ensino públicoResumo
O artigo apresenta alguns elementos para o conhecimento do processo de expansão do ensino público na cidade de São Paulo, durante as décadas de 40 e 50. Tomando como ponto de partida a situação do sistema escolar na Capital e descrevendo os mecanismos que possibilitavam a disseminação de estabelecimentos de ensino elementar e secundário, o estudo ressalta a importância dos movimentos sociais urbanos observados nesse período para a conquista de novas unidades escolares. O clima político da época, caracterizado pela ascensão de formas populistas de dominação, propiciou a emergência de várias reivindicações populares articuladas por associações de moradores de bairros periféricos que exerceram papel significativo na criação e manutenção das escolas da rede pública de ensino da cidade de São Paulo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).