Projeto Logos II e sua atuação junto aos professores leigos do Piauí: um estudo avaliativo
Palavras-chave:
Professores leigos, Piauí, Tecnologia educacional, Treinamento de professores, Zona rural, Projeto Logos II.Resumo
A presente pesquisa é parte do projeto "Introdução da Tecnologia Educacional no Brasil". Consiste na análise da atuação do Logos II no Piauí, procurando verificar os elementos mais significativos assim como os principais problemas encontrados na implantação do Projeto naquele Estado. A pesquisa, que se caracterizou como um estudo avaliativo, utilizou como principais fontes de informação a equipe de coordenação regional do Piauí, 5 orientadores e supervisores docentes, 772 professores-cursistas, além de dados de observação e de análise de documentos. Os resultados de estudo indicaram que os professores-cursistas e os supervisores consideram o uso de módulos instrucionais uma estratégia efetiva para o treinamento de professores leigos da área rural já que possibilita a titulação dos professores sem que estes tenham que deixar seu trabalho. Outro aspecto apontado como positivo foi a possibilidade de aplicação imediata do treinamento na sala de aula. A pesquisa, no entanto, levanta várias questões quanto à relevância social dos objetivos do Projeto, quanto à sua adequação à situação concreta do professor e quanto ao seu atendimento à diversidade regional da clientela.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).