Critérios para avaliação de noções sobre a linguagem escrita em crianças não alfabetizadas
Palavras-chave:
Escrita, Fonoaudiologia, FalaResumo
A preocupação do presente trabalho está em ampliar os critérios que são empregados, sistematicamente ou não, na avaliação das condições de crianças nas fases preliminares e iniciais da alfabetização. A partir de abordagens evolutivas do domínio do sistema de linguagem escrita é proposto um conjunto de critérios que engloba: o nível de apreensão do caráter simbólico escrito e das formas de registro da fala, no reconhecimento e na produção; o nível de apreensão da dimensão sonora enquanto independente do significado da fala, bem como a habilidade analítica em relação a esta dimensão; o nível de apreensão das funções da linguagem escrita; e o nível de apreensão de noções metalingüísticas. Um conjunto de situações-tarefas foi elaborado a partir desses critérios e aplicado a um grupo de crianças de pré-primário e primeira série. Os dados foram analisados de modo a se verificar a adequação das situações-tarefas propostas e derivar orientação e sugestões para emprego deste tipo de avaliação por professores.Downloads
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