O apego e as reações da criança à separação da mãe
Palavras-chave:
, Relações mãe-filho, Desenvolvimento cognitivo, Desenvolvimento afetivo, Desnutrição, Creches, Meio Social, Relações criança-criançaResumo
Nesta revisão são apresentadas as idéias iniciais sobre apego ou ligação afetiva da criança a sua mãe. Em estudos sobre condições extremas de privação materna haviam sido verificados sérios distúrbios no desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças. Pesquisas posteriores questionaram se tais efeitos não poderiam ser causados por fatores diversos, como falta de estimulação física e social ou carência alimentar. Estudos experimentais com macacos contribuíram para uma melhor compreensão do problema por permitirem um maior controle das variáveis envolvidas. A partir de uma análise dos estudos atuais sobre reações da criança à separação da mãe em diferentes contextos e situações é discutida a conceituação de apego, suas funções e os fatores que influenciam seu desenvolvimento, enfatizando-se também a importância da interação entre companheiros no processo de socialização da criança. Para finalizar é apontada a relevância destas questões para uma reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens da educação de crianças em crecheDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).