Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestão

Autores

  • Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia Instituto de Psicologia - USP
  • Lino Macedo Instituto de Psicologia - USP

Palavras-chave:

Relações Escola-Família, Educação Infantil, Gestão, Cooperação

Resumo

O artigo discute a relação entre escolas e famílias no contexto da educação infantil por meio da análise de reuniões de pais. Fundamenta-se em um estudo de caso qualitativo sobre 11 reuniões, realizadas em duas escolas municipais de educação infantil paulistanas. Foram analisados os diferentes modos de gestão pelo professor, segundo três aspectos: forma (pauta), conteúdo (temas), dinâmica (relações entre professor e pais). Os resultados indicaram modos de gestão que dificultam a participação dos pais e descaracterizam os objetivos das reuniões: forma desorganizada e rígida; conteúdo burocrático e comportamental; dinâmica fragmentada e centralizada. Ao mesmo tempo, identificaram-se indicadores que favorecem a construção de uma relação mais cooperativa durante as reuniões, correspondentes aos modos de gestão: forma compartilhada, conteúdo educacional e dinâmica coletiva. Os autores destacam a necessidade de registro e de avaliação coletiva das reuniões de pais, visando à articulação com o projeto pedagógico, o currículo e a dimensão didática.

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Biografia do Autor

Heloisa Helena Genovese de Oliveira Garcia, Instituto de Psicologia - USP

Lino Macedo, Instituto de Psicologia - USP

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Publicado

30-04-2011

Como Citar

Garcia, H. H. G. de O., & Macedo, L. (2011). Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestão. Cadernos De Pesquisa, 41(142), 208–227. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/125

Edição

Seção

Outros Temas