Por uma revisão do conceito de racionalidade na administração universitária brasileira
Palavras-chave:
Administração, Ensino Superior, Democratização da educaçãoResumo
Debate-se a crise da universidade brasileira e o papel da administração nesse processo. A visão racional da administração universitária é considerada como um dos fatores constitutivos da crise. Discutem-se teórica e criticamente os conceitos de racionalidade, irracionalidade, crise e ambigüidade e propõe-se uma revisão desses conceitos, susceptíveis de serem adotados pela administração universitária. Algumas questões poderão se beneficiar da revisão teórica efetuada: as abordagens macro e micro da administração; a participação no processo decisório e a democratização; e a compatibilização da diversidade com a integração. O trabalho conclui apontando ser possível edificar um modelo de administração universitária que, adotando uma visão revista da racionalidade, possa ser parte integrante da superação da crise.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).