Desafios e aprendizados de novos diretores: Estudo de caso em São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411747

Palavras-chave:

Diretor Escolar, Gestão da Escola, Liderança Escolar, Formação Continuada

Resumo

Este artigo discute os desafios e o processo de socialização de novos diretores escolares em São Paulo. O método envolveu a realização de 4 estudos de caso e a análise de 75 respostas a um questionário. Foram avaliados os desafios e a experiência do primeiro ano, o processo de socialização e as necessidades formativas. Os resultados apontam para um processo desafiador, com socialização informal e baixo apoio institucional. Destaca-se a ausência de um percurso formativo prévio à nomeação e baixo apoio na transição para o cargo de gestão. O apoio principal vem da interação com outros diretores, além do suporte gradualmente fornecido pela equipe escolar. Destacamse similaridades com experiências nacionais e internacionais, além da importância de um olhar integral para a gestão escolar.

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Biografia do Autor

Lara Simielli, Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), São Paulo (SP), Brasil

Professora do Departamento de Gestão Pública na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e pesquisadora associada ao FGV Cidades. Doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV EAESP. Foi pesquisadora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Stanford e da University College London (UCL). Seus temas de pesquisa incluem: planejamento e gestão em educação, política educacional e equidade.

José Weinstein, Universidad Diego Portales (UDP), Santiago, Chile

Professor titular da Faculdade de Educação e diretor do Programa de Liderança Escolar da Universidad Diego Portales (UDP), no Chile. Sociólogo (Universidade do Chile) e doutor em Sociologia (Universidade Católica de Louvain, Bélgica). Sua área de pesquisa atual concentra-se em questões de liderança educacional, melhoria escolar e políticas para professores.

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Publicado

03-11-2025

Como Citar

Simielli, L., & Weinstein, J. (2025). Desafios e aprendizados de novos diretores: Estudo de caso em São Paulo. Cadernos De Pesquisa, 55, e11747. https://doi.org/10.1590/1980531411747

Edição

Seção

Artigos