Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola
Palavras-chave:
Classe Social, Educação, Rendimento Escolar, Relações Sociais, RaçaResumo
Mudanças profundas na estrutura social dos países da América Latina acarretaram mudanças nos respectivos sistemas educacionais, na estrutura ocupacional e nos mecanismos de mobilidade social. A educação, apesar do papel-chave nessas transformações, não funcionou como agente de integração cultural. Nas sociedades latino-americanas convivem formas segmentárias com formas modernas de hierarquia social, onde as barreiras definidas pela cor da pele foram reforçadas pelos novos mecanismos de exclusão social. A extrema dependência das análises sociológicas para com a economia e a ideologia tende a negligenciar a identidade de grupos sociais e suas formas de interação social e de cultura. Apresentam-se dados sugerindo a incapacidade de intervenção da educação nas descontinuidades sócio-culturais ligadas à auto-identificação racial, apontando para a necessidade de um esforço de conhecimento por parte da sociologia da educação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).