Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola

Autores

  • Germán W. Rama

Palavras-chave:

Classe Social, Educação, Rendimento Escolar, Relações Sociais, Raça

Resumo

Mudanças profundas na estrutura social dos países da América Latina acarretaram mudanças nos respectivos sistemas educacionais, na estrutura ocupacional e nos mecanismos de mobilidade social. A educação, apesar do papel-chave nessas transformações, não funcionou como agente de integração cultural. Nas sociedades latino-americanas convivem formas segmentárias com formas modernas de hierarquia social, onde as barreiras definidas pela cor da pele foram reforçadas pelos novos mecanismos de exclusão social. A extrema dependência das análises sociológicas para com a economia e a ideologia tende a negligenciar a identidade de grupos sociais e suas formas de interação social e de cultura. Apresentam-se dados sugerindo a incapacidade de intervenção da educação nas descontinuidades sócio-culturais ligadas à auto-identificação racial, apontando para a necessidade de um esforço de conhecimento por parte da sociologia da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germán W. Rama

Downloads

Publicado

31-05-1989

Como Citar

Rama, G. W. (1989). Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola. Cadernos De Pesquisa, (69), 17–31. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1137

Edição

Seção

Artigos