A escola-família agrícola no Espírito Santo
Palavras-chave:
Famílias, Ensino agrícola, População, Relações escola-família, Espírito Santo, Ensino Técnico, Zona ruralResumo
Este trabalho educativo junto à população rural do Estado do Espírito Santo, a Escola-Família Agrícola (EFA) acolhe alunos de 1º e 2º Graus. Funcionando como escola técnica agrícola, as EFAs foram criadas pelo Movimento Educacional e Promocional do Espírito Santo (MEPES), visando não só fixar o homem instruído no campo, minimizando o êxodo rural, mas conscientizá-lo de sua função política, tornando-o agente na história de seu grupo social. Com uma estrutura administrativa que busca ser democrática, uma metodologia de valorização da cultura da comunidade onde se instalam, as EFAs apresentam contribuições originais, como a alternância da permanência dos alunos em casa e na escola e o envolvimento dos pais. Discutem-se as realizações positivas desse projeto educativo e as contradições vivenciadas entre o ideal político-pedagógico e sua implantação na prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).