Escolas, saúde e riscos na adolescência: Reflexões a partir do estudo sp-proso
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411159Palavras-chave:
Ambiente Escolar, Características da Escola, Desigualdades Socioeducacionais, AdolescênciaResumo
Este estudo descreve as características do ambiente escolar em uma amostra de 2.680 adolescentes em 119 escolas municipais, estaduais e privadas do município de São Paulo. A análise sociodemográfica dos estudantes e das escolas (infraestrutura, organização administrativa e desordem observada) revelou uma marcante desigualdade entre os tipos de estabelecimento. Além das diferenças sociodemográficas entre alunos que frequentam escolas públicas ou privadas, observou-se que nas públicas, especialmente as estaduais, os estudantes estão expostos a maior desordem no ambiente escolar. As disparidades na infraestrutura física das escolas e, consequentemente, na qualidade do ambiente escolar como um todo parecem impactar potencialmente o bem-estar e o desempenho entre escolares.
Downloads
Referências
Akkari, A. J. (2001). Desigualdades educativas estruturais no Brasil: Entre estado, privatização e descentralização. Educação & Sociedade, 22(74), 163-189. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000100010
Aldridge, J. M., & McChesney, K. (2018). The relationships between school climate and adolescent mental health and wellbeing: A systematic literature review. International Journal of Educational Research, 88, 121-145. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2018.01.012
Álvarez-García, D., García, T., & Núñez, J. C. (2015). Predictors of school bullying perpetration in adolescence: A systematic review. Aggression and Violent Behavior, 23, 126-136. https://doi.org/10.1016/J.AVB.2015.05.007
Alves, M. T. G., Soares, J. F., & Xavier, F. P. (2016). Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: Hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia, 4(7), Artigo 7. https://doi.org/10.20336/rbs.150
Anderson, S., Donlan, A. E., McDermott, E. R., & Zaff, J. F. (2015). Ecology matters: Neighborhood differences in the protective role of self-control and social support for adolescent antisocial behavior. American Journal of Orthopsychiatry, 85(6), 536-549. https://doi.org/10.1037/ort0000124
Berkowitz, R., Moore, H., Astor, R. A., & Benbenishty, R. (2016). A research synthesis of the associations between socioeconomic background, inequality, school climate, and academic achievement. Review of Educational Research, 87(2), 425-469. https://doi.org/10.3102/0034654316669821
Bonell, C., Allen, E., Warren, E., McGowan, J., Bevilacqua, L., Jamal, F., Legood, R., Wiggins, M., Opondo, C., Mathiot, A., Sturgess, J., Fletcher, A., Sadique, Z., Elbourne, D., Christie, D., Bond, L., Scott, S., & Viner, R. M. (2018). Effects of the learning together intervention on bullying and aggression in English secondary schools (INCLUSIVE): A cluster randomised controlled trial. The Lancet, 392(10163), 2452-2464. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31782-3
Bonell, C., Fletcher, A., Jamal, F., Wells, H., Harden, A., Murphy, S., & Thomas, J. (2013). Theories of how the school environment impacts on student health: Systematic review and synthesis. Health & Place, 24, 242-249. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2013.09.014
Bonell, C., Parry, W., Wells, H., Jamal, F., Fletcher, A., Harden, A., Thomas, J., Campbell, R., Petticrew, M., Murphy, S., Whitehead, M., & Moore, L. (2013). The effects of the school environment on student health: A systematic review of multi-level studies. Health & Place, 21, 180-191. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2012.12.001
Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2022). O ultraconservadorismo e extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: Ataques às instituições de ensino e alternativas para a ação governamental. Campanha Nacional pelo Direito à Educação. https://campanha.org.br/acervo/relatorio-ao-governo-de-transicao-o-ultraconservadorismo-e-extremismo-de-direita-entre-adolescentes-e-jovens-no-brasil-ataques-as-instituicoes-de-ensino-e-alternativas-para-a-acao-governamental/
Campello, T., Gentili, P., Rodrigues, M., & Hoewell, G. R. (2018). Faces da desigualdade no Brasil: Um olhar sobre os que ficam para trás. Saúde em Debate, 42(spe3), 54-66. https://doi.org/10.1590/0103-11042018s305
Cerqueira, C. A., & Sawyer, D. R. O. T. (2007). Tipologia dos estabelecimentos escolares brasileiros. Revista Brasileira de Estudos de População, 24(1). https://doi.org/10.1590/S0102-30982007000100005
Chang, L.-Y., Wang, M.-Y., & Tsai, P.-S. (2016). Neighborhood disadvantage and physical aggression in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis of multilevel studies. Aggressive Behavior, 42(5), 441-454. https://doi.org/10.1002/ab.21641
Cheema, J. R., & Zhang, B. (2013). Quantity and quality of computer use and academic achievement: Evidence from a large-scale international test program. International Journal of Education and Development Using Information and Communication Technology, 9(2), 95-106. https://eric.ed.gov/?id=EJ1071441
Cohen, D. A., Spear, S. E., Scribner, R., Kissinger, P., Mason, K., & Wildgen, J. (2000). “Broken windows” and the risk of gonorrhea. American Journal of Public Health, 90(2), 230-236. https://doi.org/10.2105/AJPH.90.2.230
Cohen, J., Mccabe, E. M., Michelli, N. M., & Pickeral, T. (2009). School climate: Research, policy, practice, and teacher education. Teachers College Record: The Voice of Scholarship in Education, 111(1), 180-213. https://doi.org/10.1177/016146810911100108
Demo, P. (2007). Escola pública e escola particular: Semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 15(55), 181-206. https://doi.org/10.1590/S0104-40362007000200002
Denny, S. J., Robinson, E. M., Utter, J., Fleming, T. M., Grant, S., Milfont, T. L., Crengle, S., Ameratunga, S. N., & Clark, T. (2011). Do schools influence student risk-taking behaviors and emotional health symptoms? Journal of Adolescent Health, 48(3), 259-267. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2010.06.020
Eccles, J. S., & Roeser, R. W. (2011). Schools as developmental contexts during adolescence. Journal of Research on Adolescence, 21(1), 225-241. https://doi.org/10.1111/j.1532-7795.2010.00725.x
Ferreira, A. C. M., Silva, A. G. da, Sá, A. C. M. G. N. de, Prates, E. J. S., Alves, F. T. A., Santi, N. M. M., Oliveira, M. M. de, & Malta, D. C. (2022). A produção científica baseada na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE): Uma revisão de bibliométrica. REME-Revista Mineira de Enfermagem, 26, e-1482. https://doi.org/10.35699/2316-9389.2022.38671
Fletcher, A., Bonell, C., & Hargreaves, J. (2008). School effects on young people’s drug use: A systematic review of intervention and observational studies. Journal of Adolescent Health, 42(3), 209-220. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2007.09.020
Francis, J., Strobel, N., Trapp, G., Pearce, N., Vaz, S., Christian, H., Runions, K., Martin, K., & Cross, D. (2022). How does the school built environment impact students’ bullying behaviour? A scoping review. Social Science & Medicine, 314, Article 115451. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2022.115451
Furr-Holden, C. D. M., Milam, A. J., Reynolds, E. K., MacPherson, L., & Lejuez, C. W. (2012). Disordered neighborhood environments and risk-taking propensity in late childhood through adolescence. Journal of Adolescent Health, 50(1), 100-102. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2011.04.008
Gaias, L. M., Johnson, S. L., White, R. M. B., Pettigrew, J., & Dumka, L. (2019). Positive school climate as a moderator of violence exposure for colombian adolescents. American Journal of Community Psychology, 63(1-2), 17-31. https://doi.org/10.1002/ajcp.12300
Hale, D. R., Fitzgerald-Yau, N., & Viner, R. M. (2014). A systematic review of effective interventions for reducing multiple health risk behaviors in adolescence. American Journal of Public Health, 104(5), e19-e41. https://doi.org/10.2105/AJPH.2014.301874
Hong, J. S., & Espelage, D. L. (2012). A review of research on bullying and peer victimization in school: An ecological system analysis. Aggression and Violent Behavior, 17(4), 311-322. https://doi.org/10.1016/J.AVB.2012.03.003
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2016). Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar: 2015. IBGE. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/educacao/9134-pesquisa-nacional-de-saudedo-escolar.html
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2022). Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil (2a ed). IBGE. https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101972
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2014). Nota Técnica n. 040/2014. Indicador para mensurar a complexidade da gestão nas escolas a partir dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. https://download.inep.gov.br/informacoes_estatisticas/indicadores_educacionais/2014/escola_complexidade_gestao/nota_tecnica_indicador_escola_complexidade_gestao.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2019). Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2017. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/resumo-tecnico-2013-censo-da-educacao-basica-2017
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2023). Censo Escolar 2022. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/resultados
Katzmarzyk, P. T., Barreira, T. V., Broyles, S. T., Champagne, C. M., Chaput, J.-P., Fogelholm, M., Hu, G., Johnson, W. D., Kuriyan, R., Kurpad, A., Lambert, E. V., Maher, C., Maia, J., Matsudo, V., Olds, T., Onywera, V., Sarmiento, O. L., Standage, M., Tremblay, M. S., . . . Church, T. S. (2013). The International Study of Childhood Obesity, Lifestyle and the Environment (ISCOLE): Design and methods. BMC Public Health, 13(900). https://doi.org/10.1186/1471-2458-13-900
Kelling, G. L., & Wilson, J. Q. (1982). Broken windows. The Atlantic, 249(3), 29-38.
Kidger, J., Araya, R., Donovan, J., & Gunnell, D. (2012). The effect of the school environment on the emotional health of adolescents: A systematic review. Pediatrics, 129(5), 925-949. https://doi.org/10.1542/peds.2011-2248
Kubrin, C. E. (2008). Making order of disorder: A call for conceptual clarity. Criminology & Public Policy, 7(2), 203-213. https://doi.org/10.1111/j.1745-9133.2008.00502.x
Latkin, C. A., Curry, A. D., Hua, W., & Davey, M. A. (2007). Direct and indirect associations of neighborhood disorder with drug use and high-risk sexual partners. American Journal of Preventive Medicine, 32(6), S234-S241. https://doi.org/10.1016/j.amepre.2007.02.023
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Levy, R. B., Castro, I. R. R. de, Cardoso, L. de O., Tavares, L. F., Sardinha, L. M. V., Gomes, F. da S., & Costa, A. W. N. da. (2010). Consumo e comportamento alimentar entre adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, 15(suppl 2), 3085-3097. https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000800013
Lima, D. H., & Peres, M. F. T. (2022). As pesquisas sobre o clima escolar e saúde no Brasil: Uma revisão de escopo. Ciência & Saúde Coletiva, 27, 3475-3485. https://doi.org/10.1590/1413-81232022279.21842021
Maxwell, L. E. (2016). School building condition, social climate, student attendance and academic achievement: A mediation model. Journal of Environmental Psychology, 46, 206-216. https://doi.org/10.1016/j.jenvp.2016.04.009
Morton, K. L., Atkin, A. J., Corder, K., Suhrcke, M., & Sluijs, E. M. F. (2016). The school environment and adolescent physical activity and sedentary behaviour: A mixed-studies systematic review. Obesity Reviews, 17(2), 142-158. https://doi.org/10.1111/obr.12352
Newby, M., & Fisher, D. (2000). A model of the relationship between university computer laboratory environment and student outcomes. Learning Environments Research, 3(1), 51-66. https://doi.org/10.1023/A:1009923020170
Nivette, A., Trajtenberg, N., Eisner, M., Ribeaud, D., & Peres, M. F. T. (2020). Assessing the measurement invariance and antecedents of legal cynicism in São Paulo, Zurich, and Montevideo. Journal of Adolescence, 83(1), 83-94. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2020.06.007
O’Brien, D. T., Farrell, C., & Welsh, B. C. (2019a). Broken (windows) theory: A meta-analysis of the evidence for the pathways from neighborhood disorder to resident health outcomes and behaviors. Social Science & Medicine, 228, 272-292. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2018.11.015
O’Brien, D. T., Farrell, C., & Welsh, B. C. (2019b). Looking through broken windows: The impact of neighborhood disorder on aggression and fear of crime is an artifact of research design. Annual Review of Criminology, 2, 53-71. https://doi.org/10.1146/annurev-criminol-011518-024638
Oliveira, I. C. V. de, & Saldanha, A. A. W. (2010). Estudo comparativo sobre a perspectiva de futuro dos estudantes de escolas públicas e privadas. Paidéia (Ribeirão Preto), 20(45), 47-55. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2010000100007
Oliveira, R. P. de. (2007). Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: Uma análise histórica. Educação & Sociedade, 28(100), 661-690. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300003
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2015). Students, computers and learning: Making the connection. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264239555-en
Pabayo, R., Molnar, B. E., & Kawachi, I. (2014). The role of neighborhood income inequality in adolescent aggression and violence. Journal of Adolescent Health, 55(4), 571-579. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2014.04.012
Peres, M. F. T., Eisner, M., Loch, A. P., Nascimento, A., Papa, C. H. G., Azeredo, C. M., Rezende, L. F. M. de, Silva, L. A. M. da, Santos, L. A. dos, Couto, M. T., Leite, M. A., Escuder, M. M. L., Sposito, M. P., Levy, R. B., & Astolfi, R. C. (2018). Violência, bullying e repercussões na saúde: Resultados do Projeto São Paulo para o desenvolvimento social de crianças e adolescentes (SP-PROSO) (p. 156). Departamento de Medicina Preventiva/Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Pinto, I. V., Barufaldi, L. A., Campos, M. O., Malta, D. C., Souto, R. M. C. V., Freitas, M. G. de, Lima, C. M. de, & Andreazzi, M. A. R. de. (2018). Tendências de situações de violência vivenciadas por adolescentes brasileiros: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2009, 2012 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, 21(suppl 1), Artigo e180014. https://doi.org/10.1590/1980-549720180014.supl.1
Rose, I. D., Lesesne, C. A., Sun, J., Johns, M. M., Zhang, X., & Hertz, M. (2022). The relationship of school connectedness to adolescents’ engagement in co-occurring health risks: A metaanalytic review. The Journal of School Nursing, 40(1). https://doi.org/10.1177/10598405221096802
Sampaio, B., & Guimarães, J. (2009). Diferenças de eficiência entre ensino público e privado no Brasil. Economia Aplicada, 13(1), 45-68. https://doi.org/10.1590/S1413-80502009000100003
Sátyro, N., & Soares, S. S. D. (2007). A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: Um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Texto para Discussão, 1267. https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/1752
Sellström, E., & Bremberg, S. (2006). Is there a “school effect” on pupil outcomes? A review of multilevel studies. Journal of Epidemiology & Community Health, 60(2), 149-155. https://doi.org/10.1136/jech.2005.036707
Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Mello, F. C. M. de, Andrade, L. S. de, Bazon, M. R., Silva, M. A. I., Silva, J. L. da, Oliveira, W. A. de, Mello, F. C. M. de, Andrade, L. S. de, Bazon, M. R., & Silva, M. A. I. (2017). Revisão sistemática da literatura sobre intervenções antibullying em escolas. Ciência & Saúde Coletiva, 22(7), 2329-2340. https://doi.org/10.1590/1413-81232017227.16242015
Silveira, L. S., & Muniz, J. O. (2014). Variações intra e intermetropolitanas da desigualdade de renda racial. Cadernos Metrópole, 16(31), 265-289. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2014-3112
Smolkowski, K., Biglan, A., Dent, C., & Seeley, J. (2006). The multilevel structure of four adolescent problems. Prevention Science, 7(3), 239-256. https://doi.org/10.1007/s11121-006-0034-5
Soares, J. J., Neto, Jesus, G. R. de, Karino, C. A., & Andrade, D. F. de. (2013). Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, 24(54), 78-99. https://doi.org/10.18222/eae245420131903
Terribele, F. B. P., & Munhoz, T. N. (2021). Violência contra escolares no Brasil: Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (PeNSE, 2015). Ciência & Saúde Coletiva, 26(1), 241-254. https://doi.org/10.1590/1413-81232020261.32272018
Thapa, A., Cohen, J., Guffey, S., & Higgins-D’Alessandro, A. (2013). A review of school climate research. Review of Educational Research, 83(3), 357-385. https://doi.org/10.3102/0034654313483907
Verhoeven, M., Poorthuis, A. M. G., & Volman, M. (2019). The role of school in adolescents’ identity development: A literature review. Educational Psychology Review, 31(1), 35-63. https://doi.org/10.1007/s10648-018-9457-3
Wang, M.-T., & Degol, J. L. (2016). School climate: A review of the construct, measurement, and impact on student outcomes. Educational Psychology Review, 28(2), 315-352. https://doi.org/10.1007/s10648-015-9319-1
Wen, M., Hawkley, L. C., & Cacioppo, J. T. (2006). Objective and perceived neighborhood environment, individual SES and psychosocial factors, and self-rated health: An analysis of older adults in Cook County, Illinois. Social Science & Medicine, 63(10), 2575-2590. https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2006.06.025
Williams, A. J., Wyatt, K. M., Hurst, A. J., & Williams, C. A. (2012). A systematic review of associations between the primary school built environment and childhood overweight and obesity. Health & Place, 18(3), 504-514. https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2012.02.004
Wissenbach, T., Bicev, J., Fusaro, E., & Vanetti, V. (2023). Um retrato das desigualdades no Brasil hoje (p. 40). Observatório Brasileiro das Desigualdades.
World Health Organization (WHO). (2009). Global School-based Student Health Survey (GSHS). WHO. https://www.who.int/ncds/surveillance/gshs/en/
World Health Organization (WHO). (2015). Preventing youth violence: An overview of the evidence. WHO. https://www.who.int/publications/i/item/preventing-youth-violence-an-overview-of-the-evidence
World Health Organization (WHO). (2016). INSPIRE: Seven strategies for ending violence against children. WHO. https://www.who.int/publications/i/item/inspire-seven-strategies-for-ending-violence-against-children
Zheng, B., Warschauer, M., Hwang, J. K., & Collins, P. (2014). Laptop use, interactive science software, and science learning among at-risk students. Journal of Science Education and Technology, 23(4), 591-603. https://doi.org/10.1007/s10956-014-9489-5
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).