Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531411093

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Desigualdades Socioeducacionais, Políticas Públicas

Resumo

O ensaio sintetiza resultados de uma revisão de literatura do período 2020-2023 sobre os impactos da covid-19 na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil, com atenção especial aos obstáculos à fruição desse direito humano e às respostas geradas pelas políticas educacionais. A análise sugere que o potencial da educação de jovens e adultos (EJA) não foi mobilizado pelas políticas públicas na mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19. A crise sanitária acirrou o movimento em curso de desmonte e invisibilização das políticas da EJA, bem como a desarticulação das três esferas de governo. Apesar dos esforços e da criatividade dos educadores, a adoção do ensino remoto emergencial sem os suportes requeridos aprofundou as desigualdades socioeducacionais preexistentes.

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Biografia do Autor

Denise Carreira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Professora da Faculdade de Educação da USP, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA). Educadora popular, é mestre e doutora em Educação pela USP e pós-doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência em pesquisa na área de Educação, atuando nos seguintes temas: políticas educacionais, direitos humanos, gênero, raça, educação popular, desigualdades educacionais, igualdade e diferenças, gestão democrática e participação, educação de jovens e adultos, ações afirmativas e sustentabilidade socioambiental.

Maria Clara Di Pierro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, é mestre e doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio pós-doutoral no Teachers College, Columbia University. É professora doutora aposentada sênior da Faculdade de Educação da USP, onde atuou na graduação e na pós-graduação. Orienta iniciação científica, mestrado e doutorado na área de concentração Estado, Sociedade e Educação, desenvolvendo estudos sobre políticas educacionais e educação popular. É líder do grupo de pesquisa Pensamento, políticas e práticas em Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular.

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Publicado

09-05-2025

Como Citar

Carreira, D., & Di Pierro, M. C. (2025). Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura. Cadernos De Pesquisa, 55, e11093. https://doi.org/10.1590/1980531411093

Edição

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Artigos