Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411093Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Pandemia, Desigualdades Socioeducacionais, Políticas PúblicasResumo
O ensaio sintetiza resultados de uma revisão de literatura do período 2020-2023 sobre os impactos da covid-19 na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil, com atenção especial aos obstáculos à fruição desse direito humano e às respostas geradas pelas políticas educacionais. A análise sugere que o potencial da educação de jovens e adultos (EJA) não foi mobilizado pelas políticas públicas na mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19. A crise sanitária acirrou o movimento em curso de desmonte e invisibilização das políticas da EJA, bem como a desarticulação das três esferas de governo. Apesar dos esforços e da criatividade dos educadores, a adoção do ensino remoto emergencial sem os suportes requeridos aprofundou as desigualdades socioeducacionais preexistentes.
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