“Reginaldo Prandi”, terceira mulher de Xangô: Leituras errantes de nomes próprios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980531410746

Palavras-chave:

Leitura, Compreensão, Ensino da Língua Materna, Cultura Afro-Brasileira

Resumo

Para compreender narrativas, é necessário entender como se chamam seus personagens e lugares. Entretanto, pouco se sabe a respeito de como, ao ler, estudantes do quinto ano do ensino fundamental − anos iniciais − recuperam correferentes que permitam o discernimento de nomes próprios. Visando a analisar como esse processo se dá, convidamos 159 participantes, de 9 municípios brasileiros, para reagir a questões cujas respostas são nomes de pessoas e localidades. Descobrimos que 50% dos participantes não conseguem ligar os nomes de um texto da literatura afro-brasileira com os segmentos necessários para interpretá-los. O artigo expõe os desafios relativos à língua, ao texto e ao discurso possivelmente correlacionados com a construção das hipóteses equivocadas feitas pelas crianças.

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Biografia do Autor

Claudia Rosa Riolfi, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Professora Livre Docente na Universidade de São Paulo. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/USP. Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis.

Emari Andrade, Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté (SP), Brasil

Professora da Universidade de Taubaté, vinculada ao Instituto Básico de Humanidades, onde atua na graduação e no Programa de Mestrado em Linguística Aplicada. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, tem mestrado e doutorado em Educação pela FEUSP. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP.

Renata de Oliveira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Ponta Porã (MS), Brasil

Renata Costa é professora da educação profissional, científica e tecnológica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã, atuando nas disciplinas de área de linguagens e educação do ensino médio integrado e na Pós-graduação em Docência para EPCT. É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP.

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Publicado

11-09-2024

Como Citar

Riolfi, C. R., Andrade, E., & Costa, R. de O. (2024). “Reginaldo Prandi”, terceira mulher de Xangô: Leituras errantes de nomes próprios. Cadernos De Pesquisa, 54, e10746. https://doi.org/10.1590/1980531410746

Edição

Seção

Artigos