Autismo e políticas públicas brasileiras: Nomeações, representações e ausências

Autores

Palavras-chave:

Autismo, Nomeações, Políticas Públicas, Inclusão Educacional

Resumo

Este artigo objetiva compreender como as distintas nomeações impactam a escolarização de sujeitos com autismo. Faz uso da teorização foucaultiana e seu conceito de normalização, e investiga como as políticas públicas brasileiras produzem o transtorno do espectro do autismo nas escolas. O material de pesquisa constitui-se de 32 documentos oficiais publicados entre 1994 e 2020. A análise do material possibilitou compreender como a área da educação, ao eleger os modos da área da saúde ao nomear, posicionar e conceber o autismo nos documentos educacionais, corroborou a pulverização de atravessamentos e estranhezas sobre o tema, no ambiente escolar. Conclui-se que os diferentes modos de nomear colaboraram para o processo de in/exclusão que estudantes autistas enfrentam na escola atualmente.

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Biografia do Autor

Cláudia Felisbino, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil

Mestre em Educação pela UFFS. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduanda em Educação Inclusiva, pela UFFS.  Técnica em Assuntos Educacionais, Coordenadora do Setor de Acessibilidade da UFFS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão, da UFFS.

Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Chapecó (SC), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Lidera o Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn), credenciado na UFFS e no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/Unisinos/CNPq) e a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na UFFS.

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Publicado

07-11-2024

Como Citar

Felisbino, C., & Graff, P. (2024). Autismo e políticas públicas brasileiras: Nomeações, representações e ausências. Cadernos De Pesquisa, 54, e10617. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10617

Edição

Seção

Artigos