A constituição da assistência estudantil como campo científico

Autores

Palavras-chave:

Educação Superior, Assistência ao Estudante, Estudante Universitário

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender como a assistência estudantil vem se constituindo como campo científico e área específica de atuação profissional e se desenvolvendo a partir de serviços de apoio aos estudantes. A abordagem é qualitativa e inclui levantamento bibliográfico, análise da legislação e pesquisa de campo, a qual envolveu 26 profissionais da assistência estudantil de quatro universidades federais da região Sudeste. A partir do conceito nativo de cultura institucional, o artigo discute se assistência estudantil é assistência social e conclui que o debate em torno da assis-tência estudantil não é novo e mobiliza diferentes capitais científicos em uma disputa de perspectivas em torno daquilo que pode ser considerado uma assistência estudantil ideal.

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Publicado

19-12-2023

Como Citar

Dias, C. E. S. B., & Sampaio, H. (2023). A constituição da assistência estudantil como campo científico. Cadernos De Pesquisa, 53, e10516. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10516

Edição

Seção

Educação Superior, Profissões, Trabalho