Arte-educação por meio da democracia nos institutos federais

Autores

Palavras-chave:

Educação Democrática, Educação Escolar, Arte-educação, Instituto Federal

Resumo

Este texto relata uma pesquisa que buscou compreender a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais em contexto reacionário. Investigaram-se, com base na análise documental e na análise de conteúdo, 24 “textos completos” sobre ações de ensino/pesquisa/extensão em Arte nos institutos federais, publicados nos Anais do II, III e IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais. Os dados analisados indicam que os “textos completos” dos Anais reverberam a relação entre arte e educação democrática no âmbito da perspectiva da educação por meio da democracia, levando à defesa de que eles constituem um conjunto de documentos que expressa a resistência da arte nos institutos federais em contexto reacionário.

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Publicado

09-02-2024

Como Citar

Immianovsky, C. (2024). Arte-educação por meio da democracia nos institutos federais. Cadernos De Pesquisa, 54, e10341. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10341

Edição

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Artigos