Ecossistema de aprendizagem on-line: Construções teórico-metodológicas

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação Híbrida, Revisão de Literatura

Resumo

A cultura digital impacta a relação dicotômica entre ambientes físicos e on-line. O cenário socio-técnico da educação ainda está descompassado em relação às competências digitais e é socialmente segregário. Nesse sentido, desde a revisão sistemática da literatura, identificamos estudos que apontam os ecossistemas de aprendizagem on-line como possíveis estruturas metodológicas congruentes às demandas dessa convergência. A revisão incluiu 206 produções, das quais 14 foram elegíveis a partir do método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Os resultados revelaram que tais ecossistemas impactam e alteram as relações convencionais entre professor e estudante, organização de sala de aula e compreensão dos processos mediados por tecnologias.

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Biografia do Autor

Weider Alberto Costa Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL), Brasil

Administrador e educador. Mestre em Educação pela UFAL (PPGE-CEDU-UFAL) e doutorando pela RENOEN-UFAL. Pesquisador na área de TDIC (Ensino híbrido: sala de aula invertida) e membro do grupo de pesquisa TICFORPROD-UFAL-CNPQ.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL), Brasil

Professor titular da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisador, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Online e de Professores (TICFORPROD).

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió (AL), Brasil

Professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN).

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Publicado

07-11-2023

Como Citar

Santos, W. A. C., Mercado, L. P. L., & Oliveira, C. A. de. (2023). Ecossistema de aprendizagem on-line: Construções teórico-metodológicas. Cadernos De Pesquisa, 53, e10172. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10172

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo