Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores

Autores

  • Maria Helena Santos Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, CIS-Iscte, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7708-4634
  • António Manuel Marques Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) e Centro de Investigação Interdisciplinar Aplicada em Saúde (CIIAS), Setúbal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0200-8976
  • Catarina Delgado Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-2280-0207

Palavras-chave:

Ensino Secundário, Tokenism, Relações de Gênero, Masculinidade

Resumo

Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.

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Biografia do Autor

Maria Helena Santos, Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, CIS-Iscte, Lisboa, Portugal

É licenciada (2001), mestre (2004) e doutorada (2011) em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE-IUL. No primeiro triénio do seu projeto de pós-doutoramento, trabalhou no Centre en Études Genre LIEGE, Universidade de Lausanne, Suíça, e no CIS-IUL. Foi coordenadora da Linha Temática Género, Sexualidades e Interseccionalidade entre 2017 e 2019 e cocoordenadora do grupo de investigação Psychange entre 2018 e 2021.

António Manuel Marques, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS) e Centro de Investigação Interdisciplinar Aplicada em Saúde (CIIAS), Setúbal, Portugal

Doutorado em Psicologia Social e Organizacional no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Docente do Ensino Superior Politécnico e investigador no Centro Interdisciplinar de Investigação Aplicada em Saúde (CIIAS), Setúbal, Portugal. Áreas de investigação: género, masculinidade, sexualidade, saúde e mudança comportamental em saúde.

Catarina Delgado , Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal

Catarina Delgado concluiu o seu Mestrado em Psicologia Social e das Organizações em 2021 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Os seus interesses de investigação estão centrados nos estudos de gênero, em particular nos contextos profissionais em que os homens estão em minoria.

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Publicado

06-09-2023

Como Citar

Santos, M. H., Marques, A. M. ., & Delgado , C. . (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos De Pesquisa, 53, e10118. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10118

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente

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