Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores
Palavras-chave:
Ensino Secundário, Tokenism, Relações de Gênero, MasculinidadeResumo
Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.
Downloads
Referências
Acker, J. (1990). Hierarchies, jobs, bodies: A theory of gendered organizations. Gender & Society, 4(2), 139-158. https://doi.org/10.1177/089124390004002002
Allegretto, S., & Mishel, L. (2016). The teacher pay gap is wider than ever: Teachers’ pay continues to fall further behind pay of comparable workers. Economic Policy Institute. https://www.epi.org/publication/the-teacher-pay-gap-is-wider-than-ever-teachers-paycontinues-to-fall-further-behind-pay-of-comparable-workers/
Amâncio, L. (1992). Assimetrias nas representações de género. Revista Crítica de Ciências Sociais, (34), 9-22.
Amâncio, L., & Oliveira, J. M. (2006). Men as individuals, women as a sexed category: Implications of symbolic asymmetry for feminist practice and feminist psychology. Feminism & Psychology, 16(1), 35-43. https://doi.org/10.1177/0959353506060818
Ashcraft, C., & Sevier, B. (2006). Gender will find a way: Exploring how male elementary teachers make sense of their experiences and responsibilities. Contemporary Issues in Early Childhood, 7(2), 130-145. https://doi.org/10.2304/ciec.2006.7.2.130
Bailey, L. E., & Graves, K. (2016). The changing attention to diversity and differences. Review of Research in Education, 40(1), 682-722. https://doi.org/10.3102/0091732X16680193
Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
Budig, M. J. (2002). Male advantage and the gender composition of jobs: Who rides the glass escalator? Social Problems, 49(2), 258-277. https://doi.org/10.1525/sp.2002.49.2.258
Cognard-Black, A. J. (2004). Will they stay, or will they go? Sex‐atypical work among token men who teach. The Sociological Quarterly, 45(1), 113-139. https://doi.org/10.1111/j.1533-8525.2004.tb02400.x
Collinson, D., & Hearn, J. (1996). Men at work: Multiple masculinities/multiple workplaces. In M. M. an Ghaill (Ed.), Understanding masculinities (pp. 61-76). Open University Press.
Colombo, M., & Barabanti, P. (2020). Female hegemony among Italian educational professionals. In M. Colombo, & L. Salmieri, The education of gender: The gender of education. Sociological research in Italy (pp. 43-60). Associazione Per Scuola Democratica. http://www.learning4.it/wp-content/uploads/2020/11/the-education-of-gender-The-gender-of-education_SDvolume.pdf
Connell, R. W. (1995). Masculinities. Blackwell.
Cortez, M. G. (2015). A profissão de educador de infância e o género masculino. Whitebooks.
Drudy, S. (2008). Gender balance/gender bias: The teaching profession and the impact of feminisation. Gender and Education, 20(4), 309-323. https://doi.org/10.1080/09540250802190156
Hedlin, M., & Åberg, M. (2019). Principle or dialogue: Preschool directors speak about how they handle parents’ suspicions towards men. Power and Education, 11(1), 85-95. https://doi.org/10.1177/1757743819827979
Heikes, E. J. (1991). When men are the minority: The case of men in nursing. Sociological Quarterly, 32(3), 389-401. https://doi.org/10.1111/j.1533-8525.1991.tb00165.x
Kanter, R. M. (1977). Some effects of proportions on group life: Skewed sex ratios and responses to token women. The American Journal Sociology, 82(5), 965-990. https://doi.org/10.1086/226425
Kanter, R. M. (1993). Men and women of the corporation. Basic Books.
Laws, J. L. (1975). The psychology of tokenism: An analysis. Sex Roles, 1, 51-67. https://doi.org/10.1007/BF00287213
Loura, L. C. C. (2020). Como aprendem os portugueses: Escola, ensino básico e secundário, ensino superior. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Marques, A. M. (2011). Masculinidade e profissões: Discursos e resistências. Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Maume, D. J. (1999). Glass ceilings and glass escalators: Occupational segregation and race and sex differences in managerial promotions. Work and Occupations, 26(4), 483-509. https://doi.org/10.1177/0730888499026004005
Moreau, M. P. (2015). Becoming a secondary school teacher in England and France: Contextualising career “choice”. Compare: A Journal of Comparative and International Education, 45(3), 401-421. https://doi.org/10.1080/03057925.2013.876310
Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). (2022). Why is the gender ratio of teachers imbalanced? OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/8fea2729-en
Ott, E. M. (1989). Effects of the male‐female ratio at work: Policewomen and male nurses. Psychology of Women Quarterly, 13(1), 41-57. https://doi.org/10.1111/j.1471-6402.1989.tb00984.x
Pordata. (2022). Docentes do sexo masculino em exercício nos ensinos pré-escolar, básico e secundário: Total e por nível de ensino. Fundação Francisco Manuel dos Santos. https://www.pordata.pt/portugal/
Pruit, J. C. (2015). Preschool teachers and the discourse of suspicion. Journal of Contemporary Ethnography, 44(4), 510-534. https://doi.org/10.1177/0891241614545882
Rabelo, A. O. (2016). Male teachers in elementary education in the public schools of Rio de Janeiro-Brazil and Aveiro-Portugal. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 18(3), 135-145. http://redie.uabc.mx/redie/article/view/870
Rabelo, A. O. (2019). Interligação entre representações e questões de gênero na docência. Educación, XXVIII(54), 203-226. https://doi.org/10.18800/educacion.201901.010
Rabelo, A. O. (2021). A homofobia contra o professor “primário” do sexo masculino. Revista Ártemis, 31(1), 354-374. https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2021v31n1.54497
Sabbe, E., & Aelterman, A. (2007). Gender in teaching: A literature review. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 13(5), 521-538. https://doi.org/10.1080/13540600701561729
Santos, M. H., & Amâncio, L. (2014). Sobreminorias em profissões marcadas pelo género: Consequências e reacções. Análise Social, 212(49), 700-726. http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/AS_212_d04.pdf
Santos, M. H., & Amâncio, L. (2018). Gender dynamics in elementary school teaching: The advantages of men. European Journal of Women’s Studies, 26(2), 195-210. https://doi.org/10.1177/1350506818802468
Santos, M. H., & Amâncio, L. (2019). Gender and nursing in Portugal: The focus on men’s double status of dominant and dominated. International Journal of Iberian Studies, 32(3), 159-172. https://doi.org/10.1386/ijis_00003_1
Santos, M. H., Amâncio, L., & Roux, P. (2015). Numbers do not tell the whole story: Gender and medicine in Portugal. Women’s Studies International Forum, 53, 73-82. https://doi.org/10.1016/j.wsif.2015.08.005
Santos, M. H., Cruz, E. F., & Marques, A. M. (2022). Gênero e pré-escola: Experiências e estratégias de homens educadores de infância. Cadernos de Pesquisa, 52, Artigo e08974. https://doi.org/10.1590/198053148974
Santos, M. H., Roux, P., & Amâncio, L. (2016). Experiences et strategies de femmes investies dans un “monde d’hommes”: Le cas de la politique locale portugaise. Sociologia, Problemas e Práticas, (82), 69-87. http://dx.doi.org/10.7458/SPP2016826945
Sargent, P. (2000). Real men or real teachers? Contradictions in the lives of men elementary teachers. Men and Masculinities, 2(4), 410-433. https://doi.org/10.1177/1097184X00002004003
Simmie, G. M. (2023). The gendered construction of teachers’ identities and practices: Feminist critical discourse analysis of policy texts in Ireland. Gender and Education, 35(3), 282-298. https://doi.org/10.1080/09540253.2023.2167944
Sullivan, V., Coles, L., Xu, Y., Perales, F., & Thorpe, K. (2020). Beliefs and attributions: Insider accounts of men’s place in early childhood education and care. Contemporary Issues in Early Childhood, 21(2), 126-137. https://doi.org/10.1177/1463949120929462
Taylor, C. J. (2010). Occupational sex composition and the gendered availability of workplace support. Gender & Society, 24(2), 189-212. https://doi.org/10.1177/0891243209359912
Williams, C. L. (1992). The glass escalator: Hidden advantages for men in the “female” professions. Social Problems, 39(3), 253-267. https://doi.org/10.2307/3096961
Williams, C. L. (1995). Still a man’s world. Men who do “women’s work”. University of California Press.
Yoder, J. D. (1991). Rethinking tokenism: Looking beyond numbers. Gender & Society, 5(2), 178-192. https://doi.org/10.1177/089124391005002003
Yoder, J. D. (1994). Looking beyond numbers: The effects of gender status, job prestige, and occupational gender-typing on tokenism processes. Social Psychology Quarterly, 57(2), 150-159. https://doi.org/10.2307/2786708
Yoder, J. D., & Sinnett, L. M. (1985). Is it all in the numbers? A case study of tokenism. Psychology of Women Quarterly, 9(3), 413-418. https://doi.org/10.1111/j.1471-6402.1985.tb00890.x
Zimmer, L. (1988). Tokenism and women in the workplace: The limits of gender-neutral theory. Social Problems, 35(1), 64-77. https://doi.org/10.2307/800667
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).