Avaliação educacional nos cadernos de pesquisa
Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Acesso ao Ensino Superior, Rendimento Escolar, Educação de adultos, Cadernos de PesquisaResumo
A avaliação muitas vezes é confundida com aplicação de testes ou provas, mesmo por pessoas que integram o contexto educacional e que nem sempre consideram a complexidade apresentada pelo quadro avaliativo em Educação. O assunto costuma ser objeto de controvérsias, sobretudo pela carência de uma teoria geral da avaliação. Sua primeira dimensão, centrada no estudante, procura verificar aspectos diversos: cognitivo (formativo e somativo) e não cognitivo (atitudes, interesses e aptidões), usando instrumentos vários (norma e critério), com formatos os mais variados. Essa avaliação, as vezes realizadas com extremas ligeireza, tem as suas implicações: aprovação, reprovação e evasão escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).