Infâncias e pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras

Autores

Palavras-chave:

Infâncias, Pesquisa, Educação Infantil

Resumo

Resenha de:

SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Macéio: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. 173p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Oriel Pereira, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP), Brasil

Mestrando em Educação na Linha Educação e Ciências Sociais, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Sociopsicologia, pela Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Letrólogo. Pedagogo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sociocultural (GEPEDISC) - Culturas Infantis. Professor da Secretaria de Educação, Prefeitura de São Paulo, SP, Brasil.

Referências

AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. Fora do jogo pós-colonial. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 9-12.

ARROYO, Miguel. Descolonizar o paradigma colonizador da infância. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 27-58.

GALLO, Silvio. Ir junto: sobre os desafios de educar uma “infância maior”. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 59-70.

KOHAN, Walter Omar. A infância descolonizadora do tempo. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 85-98.

LEITE, César Donizetti Pereira. Territórios infantis: entre imagens e potências de pensamento. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 99-114.

MACEDO, Elina Elias de; SANTOS, Solange Estanislau dos. A perspectiva pós-colonial e as pesquisas com crianças. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 115-124.

SANTOS, Maria Walburga dos. Colonizações cotidianas: crianças e educação. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 147-164.

SANTOS, Solange Estanislau dos; SANTIAGO, Flávio; BARREIRO, Alex; MACEDO, Elina Elias de; FARIA, Ana Lúcia Goulart de (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. 173p.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. O sentimento, a compreensão de que se pertence à humanidade começa desde sempre. In: SANTOS, Solange Estanislau dos et al. (org.). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: Edufal; Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2018. p. 71-84.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Pereira, A. O. (2019). Infâncias e pesquisas em busca de pedagogias descolonizadoras. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 340–345. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6302

Edição

Seção

Resenhas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.