O perfil discente das universidades federais mudou pós-Lei de Cotas?

Autores

  • Adriano Souza Senkevics Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília (DF), Brasil http://orcid.org/0000-0003-2311-1072
  • Ursula Mattioli Mello Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Madri, Espanha

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Educação superior, Relações raciais, Reserva de vagas

Resumo

Esta pesquisa objetiva fornecer insumos para o processo de monitoramento e avaliação da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), por meio da investigação das alterações no perfil socioeconômico e racial do corpo discente das Instituições Federais de Educação Superior (Ifes) de 2012 a 2016. Para tanto, desenvolvemos uma análise exploratória do perfil dos ingressantes dos cursos presenciais de graduação das Ifes com base no cruzamento de dados do Censo da Educação Superior (2012-2016) e do Exame Nacional do Ensino Médio (2011-2015). Nossos resultados sugerem que a Lei de Cotas tem apresentado resultados inclusivos sobre a maioria das Ifes no Brasil (com efeitos contraditórios em algumas), em especial entre os ingressantes provenientes da rede pública e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

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Biografia do Autor

Adriano Souza Senkevics, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília (DF), Brasil

Adriano Souza Senkevics é pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Ursula Mattioli Mello, Universidad Carlos III de Madrid (UC3M), Madri, Espanha

Ursula Mattioli Mello é bacharel em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra e doutoranda em Economia pela Universidade Carlos III de Madrid, Espanha. É pesquisadora em Economia Aplicada, com foco em mercado de trabalho, educação e políticas públicas.

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

Senkevics, A. S., & Mello, U. M. (2019). O perfil discente das universidades federais mudou pós-Lei de Cotas?. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 184–208. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5980

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