Custos líquidos decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português

Autores

  • Pedro Ribeiro Mucharreira Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal http://orcid.org/0000-0003-0059-0576
  • Belmiro Gil Cabrito Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Luís Capucha Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Dimensão das classes, Custos, Portugal

Resumo

O presente artigo pretende promover a reflexão em torno dos benefícios decorrentes da diminuição do número de alunos por turma, procurando, neste sentido, demonstrar que as despesas daqui resultantes são habitualmente sobrevalorizadas ao serem determinadas em função dos custos brutos de um trabalhador para o Estado e não tendo em conta os custos líquidos correspondentes. Para este exercício académico, levou-se em linha de conta o caso português e os custos de um professor para o sistema público de ensino em Portugal. Com este trabalho pretende-se contribuir para uma melhor reflexão sobre esta temática, sensibilizando diferentes atores educativos para uma aproximação mais fina à relação entre custos e benefícios diretos e indiretos que podem resultar de uma política de redução do número de alunos por turma.

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Biografia do Autor

Pedro Ribeiro Mucharreira, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar Convidado. Doutorado em Educação, especialidade em Formação de Professores.

Belmiro Gil Cabrito, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Professor Associado Aposentado.

Luís Capucha, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal

Professor Auxiliar

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

Mucharreira, P. R., Cabrito, B. G., & Capucha, L. (2019). Custos líquidos decorrentes da redução do número de alunos por turma: o caso português. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 164–182. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5794

Edição

Seção

Artigos