Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor

Autores

  • Mara Silvia Pasian Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Fabiana Cia Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Especial, Inclusão, Sala de Recursos Multifuncionais

Resumo

Estudos sobre a formação do professor de educação especial nas salas de recursos multifuncionais – SRM – são importantes para verificar o que está sendo viabilizado, as dificuldades encontradas e o que requer mais investimento. Este estudo teve por objetivo analisar a opinião dos professores de SRM em relação à sua formação. Utilizou-se um questionário on-line em larga escala, enviado a professores das SRM em âmbito nacional. Coletaram-se dados de 1202 professores de SRM de 20 estados, em mais de 150 municípios. A maioria dos participantes apontou a necessidade de outro profissional na SRM e falta de preparo. A formação foi destacada a fim de buscar aprimoramento de seus conhecimentos. Além disso, a maioria dos professores sente-se reconhecido pela escola e família.

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Biografia do Autor

Mara Silvia Pasian, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutora em Psicologia pela FFCLRP -USP, Mestre em Educação Especial e Pedagoga pela UFSCar.

Pós-doutorado FAPESP em Educação Especial pelo departamento de Educação Especial da UFSCar

Pós-doutorado em Psicologia na Université du Quebec à Trois-Rivières - UQTR

 

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

Professora Doutora da UFSCar

Fabiana Cia, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

Professora Doutora da UFSCar

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Pasian, M. S., Mendes, E. G., & Cia, F. (2017). Atendimento educacional especializado: aspectos da formação do professor. Cadernos De Pesquisa, 47(165), 964–981. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4242

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