Corpos em movimento no espaço: narrativas escolares

Autores

  • Alexandra Leandro Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI – da Universidade Aberta – UAb –, Lisboa, Portugal

Palavras-chave:

Escolas, Corpo, Espaço, Disciplina

Resumo

O modo como as mobilidades e performances espaciais dos alunos são disciplinadas pelos diferentes educadores que habitam a escola permite-nos refletir sobre a relevância do espaço corporeamente produzido na configuração da experiência escolar. Em cada ano, múltiplas fronteiras espaciais são atualizadas em busca de um renovado equilíbrio entre abertura e fechamento, distância e proximidade, com vista à defesa e (re)construção do território dos adultos. A forma como o espaço escolar é distribuído e investido de sentido é um processo incerto e conflituoso, sendo que, no contexto do funcionamento diário de uma escola, a reflexão em torno dessa dimensão territorial leva-nos a olhar para a mobilidade e ocupação espaciais como importantes recursos individuais, grupais e institucionais.

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Biografia do Autor

Alexandra Leandro, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI – da Universidade Aberta – UAb –, Lisboa, Portugal

Professora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI – da Universidade Aberta – UAb –, Lisboa, Portugal

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Publicado

14-10-2016

Como Citar

Leandro, A. (2016). Corpos em movimento no espaço: narrativas escolares. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 736–754. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3880

Edição

Seção

Artigos