Os professores da educação profissional: saberes e práticas

Autores

  • José Ângelo Gariglio Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Suzana Lana Burnier Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Palavras-chave:

Formação de professores, Saber profissional, Prática de ensino

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma pesquisa sobre os saberes da base profissional de professores da Educação Profissional – EP – que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. Objetivou-se analisar os processos constitutivos da prática docente de oito professores da EP e as características de seus saberes pedagógicos, bem como identificar os modelos de ação pedagógica que orientam e estruturam a prática de ensino desses docentes. Os resultados da pesquisa mostram que os saberes pedagógicos desses professores guardam marcas do contexto de ensino situado da EP e de espaços e tempos de formação profissional próprios das áreas tecnológicas e por experiências e aprendizagens não formais e informais.

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Biografia do Autor

José Ângelo Gariglio, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professor adjunto da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

angelogariglio@hotmail.com

Suzana Lana Burnier, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

suzanaburniercoelho@gmail.com

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Publicado

30-12-2014

Como Citar

Gariglio, J. Ângelo, & Burnier, S. L. (2014). Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cadernos De Pesquisa, 44(154), 934–959. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2880

Edição

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