Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4370

Palavras-chave:

Educação Superior, Avaliação da Educação, Inquéritos Pedagógicos, Qualidade do Ensino.

Resumo

A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Cynthia Bisinoto Oliveira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Professora adjunta da Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Leandro S. Almeida, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professor titular do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Oliveira, C. B., & Almeida, L. S. (2021). Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(69), 774–803. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4370

Edição

Seção

Artigos