Cinema, laboratórios, ciências físicas e escola nova
Palavras-chave:
Cinema Educativo, Escola Nova, Década de 20, Ciências FísicasResumo
A partir da Reforma Fernando de Azevedo (1927-1930) no Distrito Federal, o artigo discute aspectos da Escola Nova nos anos 20, especialmente a ênfase no ensino baseado na experiência, em oposição ao ensino verbalista. Comenta como as referências das ciências físicas - laboratórios e experimentação - oferecem suporte para a constituição de um campocientífico ao discurso educacional. Por fim, apresenta o cinema como síntese desse movimento entre Física e Escola Nova. Versão aplicada da ciência, o cinema traz à sala de aula a possibilidade de vivenciar fatos, até então relatos do ensino verbalista.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).