Práticas docentes e relações étnico-raciais: reflexos da sociedade brasileira

Autores

Palavras-chave:

Discriminação Racial , Racismo , Comportamento do Professor , Sociologia

Resumo

A discriminação racial é uma prática social que possui origens históricas no Brasil. Sua presença é naturalizada no espaço escolar devido ao racismo estrutural da sociedade brasileira. Este artigo procura responder à seguinte questão: Como os professores agem frente a situações de discriminação racial? A resposta a essa questão inspira-se na sociologia pragmática, a qual deu suporte teórico e metodológico para uma etnografia sociológica, recolhendo narrativas de professores, na forma de entrevistas, sobre as práticas docentes frente às situações reais nas quais a identidade racial é mobilizada. Além de ratificar a dificuldade dos professores em lidar com racismo como um reflexo da sociedade brasileira, os dados revelaram que o investimento na formação docente é mais produtivo quando os docentes possuem boas condições de trabalho.

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Biografia do Autor

Gabriela Valente, Université Lumière Lyon 2, Laboratoire Education, Cultures, Politiques (ECP), Lyon, França

Pós-doutoranda na Université Lumière Lyon 2, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e pela Université Lumière Lyon 2. Pedagoga e mestra em Educação pela USP.

Adriana Santiago Rosa Dantas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas (SP), Brasil

Bacharela em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Pós-doutoranda em Educação pela Unicamp.

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Publicado

30-04-2021

Como Citar

Valente, G., & Dantas, A. S. R. (2021). Práticas docentes e relações étnico-raciais: reflexos da sociedade brasileira . Cadernos De Pesquisa, 51, e07327. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7327

Edição

Seção

Formação e Trabalho Docente

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