De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências escolarização

Autores

Palavras-chave:

Escolarização, Deficiências, Fracasso Escolar, Dislexia.

Resumo

Este artigo analisa o tema dos laudos médicos na configuração de experiências de escolarização. Trata-se de um tema muito presente desde o início do século XXI, associado à produção de diagnósticos individuais, como a indicação da dislexia ou do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade para explicar o fracasso escolar. Com base em pesquisas realizadas nos últimos anos, o presente estudo analisa criticamente como o tema da patologização da vida escolar é mais abrangente. Essa maior abrangência diz respeito à presença histórica dos laudos em experiências de segregação escolar. E não é somente questão histórica. No atual cenário, a escolarização de crianças com deficiência ou cronicamente enfermas é marcada pela subordinação dos argumentos pedagógicos à lógica estigmatizante dos laudos.

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Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos (SP), Brasil

Professor Associado Livre-Docente da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Eduardo de Campos Garcia, Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo (SP), Brasil

Professor Doutor do Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Freitas, M. C. de, & Garcia, E. de C. (2019). De diagnósticos e prognósticos: laudos na configuração de muitas experiências escolarização. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 316–340. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6328

Edição

Seção

Artigos