A dialética micro/macro na sociologia da educação

Autores

  • Zaia Brandão Departamento de Educação PUC - Rio

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa, Pesquisadores

Resumo

Neste ensaio procuro desenvolver uma argumentação a favor da superação dos monismos metodológicos no campo da pesquisa em sociologia da educação. Com base no que Jeffrey Alexander (1987) denominou o “novo movimento teórico”, defendo a necessidade de superar a divisão do trabalho de pesquisa entre os investigadores que se dedicam à microssociologia e os que preferem abordagens macrossociais. Nessa perspectiva, as opções teórico-metodológicas devem-se ancorar nas necessidades da investigação e não numa opção a priori do pesquisador por qualquer uma das alternativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-07-2001

Como Citar

Brandão, Z. (2001). A dialética micro/macro na sociologia da educação. Cadernos De Pesquisa, (113), 153–165. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/605

Edição

Seção

Outros Temas