Desdobramentos da política de educação superior para formação do docente de Libras

Autores

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, Formação de Professores, Ensino Superior, Deficiente da Audição

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em identificar e analisar os desdobramentos das políticas de educação superior voltadas aos cursos para formação de professores de Língua Brasileira de Sinais na década ulterior ao Decreto n. 5.626 de 2005. A pesquisa documental, pautada nas contribuições da análise de conteúdo, permitiu delinear um panorama da oferta realizada por instituições federais de cursos superiores de Pedagogia Bilíngue e Licenciatura em Letras Libras no período entre 2006 e 2015. Os resultados desvelaram que a educação a distância foi a principal aliada na expansão do número de vagas, embora, no cômputo geral, haja um quantitativo ainda escasso de vagas e cursos superiores para a formação desses profissionais, sobretudo no segmento que abrange a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Denota-se com isso a carência de egressos desses cursos no cenário nacional.

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Biografia do Autor

Kate Mamhy Oliveira Kumada, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André (SP), Brasil

Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC.

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Kumada, K. M. O., & Prieto, R. G. (2019). Desdobramentos da política de educação superior para formação do docente de Libras. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 64–83. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5975

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